Todos somos responsáveis?

Sou muitas coisas, e dentre tantas sou mãe.

No meu trabalho, lido com comunicação todos os dias e em vários níveis. Essas duas partes da minha vida têm um grande peso para mim e é por isso que a campanha “Somos todos responsáveis” que está sendo veiculada no facebook, me atingiu em cheio.

Outro dia recebi um vídeo de um amigo, me mandou por ser uma peça inspiradora para um manifesto, e de fato era inspiradora, de fato reflete o melhor dos mundos não apenas para a publicidade… fiquei mesmo inspirada a adicionar algo de bom no mundo depois de ver o vídeo.

Agora diante da discussão sobre propaganda direcionada às crianças não posso evitar lembrar do vídeo e do motivador da sua criação… o fato de, sob a ótica dos criadores, o negócio da publicidade adicionar muito pouco “bom” a esse mundo e o conflito que existe com o objetivo máximo do setor: fechar a venda.

Como mãe, não me sinto de forma alguma estimulada a compartilhar a educação e criação das minhas filhas com os criadores das propagandas e depois de respirar três vezes, buscar o melhor de mim e tentar afastar os julgamentos, não consigo me desvecilhar dos preconceitos que tenho. Precisaria ver muita transformação na propaganda para permitir o contato direto com as minhas crianças e não é que desconfie das minhas habilidades como mãe… é que conheço, e muito, as competências da comunicação, especialmente quando associadas à pscologia.

Tenho uma filha de 4 anos e estou grávida da segunda. Estou atenta a tudo o quanto pode ser estimulante e educativo para a minha filha mais vellha e a conheço o suficiente para saber o que fará os seus olhinhos brilharem. Então se você conhece uma música, um brinquedo, uma brincadeira, um filme interessante… é para mim que você deve direcionar o seu discurso.

Na minha casa ainda somos nós, os pais, que decidimos o que comprar ou não… E espero que seja assim por mais algum tempo.

Se você está falando sobre transformar o mundo em um lugar melhor… coloque algo de bom nesse mundo.

Deixe uma Resposta

