Menino brinca de boneca?

Um amigo – pai de criança em escola Waldorf – me conta indignado:

“Briguei com a minha irmã. Dei de presente para o meu sobrinho uma boneca waldorf e um conjunto de panelinhas e ela me disse que isso não é brinquedo para meninos. Eu então perguntei: Porque? Seu filho não vai ser pai? Não vai cozinhar? Cuidar dos filhos é coisa de mulher?”

Sou mãe de meninas e sou mulher. Isso precisa ser considerado quando se lê o que escrevo aqui.

As palavras do meu amigo ficaram ecoando na minha cabeça e lembrei de um artigo lindo, que li a muito tempo atrás. Concordo com o Adão (meu amigo) quando diz que é normal, ou deveria ser normal, que um menino brinque com utensílios domésticos e com bonecas. Entendo os medos dos pais másculos de meninos másculos, de desenvolver comportamentos femininos nos seus filhos: acho sim, que eles podem acabar desenvolvendo estes comportamentos e se tornando pessoas acostumadas a cuidar da casa, a dar banho em bebês, trocar fraldas e lavar louça… Pensando neste cenário, eu me pergunto: Qual é o problema disso?

Little boys and dolls

Não sou ingênua, sei muito bem, que as pessoas saltam para a conclusão de que para além destes comportamentos, o menino também pode passar a gostar de tudo que meninas, supostamente gostam, inclusive de menino 🙂

Captura de Tela 2015-07-04 às 15.36.24

Sei não… Tenho um marido que é muito másculo. Ele cozinha, assa pão, cuida das crianças, varre a casa e (pasmem) coloca flores na casa. É um ser humano maravilhoso, é um pai atencioso e um marido amoroso (rimou mas foi sem querer).

Minha proposta é super revolucionária (rs): vamos deixar as crianças brincarem com carrinhos, com bonecas, com casinha, pipa ou bola de gude. Vamos deixar que as crianças se envolvam nas nossas atividades cotidianas: que vão à feira, amassem o pão, lavem as frutas… Vamos deixar que elas brinquem livremente, como se preconceitos e julgamentos não existissem.

Vamos fazer de conta que o que mais importa no final das contas é sermos felizes. E quem sabe assim chegamos lá!

* tem um lindo post sobre este tema no blog Small Potatos : http://mysmallpotatoes.com/2012/06/15/weekly-kids-co-op-williams-doll-by-charlotte-zolotow/

Todas as imagens são da Arlee, autora do blog Small Potatos 

Deixe um comentário