Quebrou o termômetro, o que fazer?

Se você tem filho pequeno sabe o que significam as noites com febre: o choro, a preocupação, a mão na testa observando a temperatura, e claro, o termômetro.

O que dizer quando no meio de toda a tensão o bendito termômetro quebra? Lembro que isso já aconteceu na minha casa quando eu era criança, minha mãe dizendo pra não colocarmos a mão, que aquilo era veneno… e eu dividida entre por a mão naquela coisa linda e brilhante e o medo de que aquilo fosse me matar.

Agora, adulta, sei dos riscos reais do mercúrio e quando ouvi o barulhinho do vidro quebrando, já me desesperei. Pensei em limpar mas eis que quando fui pegar o pano de chão pensei: será que pode limpar assim? Claro que não! Descobri como fazer no Santo Google.

Achei um artigo ensinando como limpar o mercúrio. Eis aqui o que eu usei:

  1. Rolo adesivo para limpar fiapos de roupas;
  2. Papel toalha;
  3. Saco plástico;
  4. Luvas de borracha;
  5. Conta gotas;

As gotinhas prateadas grudam no papel adesivo, mas não use o rolo… Solte uma folhinha e passe bem de leve sobre as bolinhas sem pressioná-las, passe apenas uma vez e descarte dentro do saco plástico. Faça isso várias vezes até acabar com todas as gotinhas. Você vai notar que algumas delas, as maiores, não grudam no papel, para essas use um conta gotas, sugue as bolinhas para dentro do conta gotas e depois descarte o conteúdo numa folha de papel toalha (já dentro do saco plástico). Depois de usar o conta gotas, descarte-o.

Use as luvas durante todo o processo. Evite caminhar sobre o local para evitar espalhar o mercúrio.

Quando terminar lacre o saco plástico e leve a um local de descarte para lâmpadas fluorescentes ou baterias de celular, parece que eles não são obrigados a aceitar este material, mas têm as condições necessárias para lidar com este resíduo tóxico.

Espero que nunca te aconteça, mas se acontecer… clique aqui >>

Deixe uma Resposta

