Já vi demais

Estou no Brasil, em 2013. Todos os dias fico um pouco mais cansada das noticias que mostram tudo de pior que o mundo tem. Tempero com esperança, tempero com amor, tempero com crença e vou em frente.

O preço do transporte está pela hora da morte. A gente se acostuma a dizer isso enquanto tira do bolso os três reais para pagar e seguimos, eu sigo, acreditando que vivo em um país onde tenho o direito de dizer o que penso.

Mas hoje vi que não. Eu que defendo a não violência como base para qualquer RELAÇÃO, qualquer, me choco ao ver a violência institucionalizada, fardada, legalizada sendo usada contra meu vizinho, meu amigo, meu colega, eu. Sim, porque aquelas pessoas que estão lá na Paulista, são iguaizinhas a mim: sentem dor, comem, bebem… São mãe, ou pai, ou filha, ou irmã. São gente.

O uso da violência é em última instância um sinal claro da falta de tato, de inteligência, de humanidade no trato das relações humanas. E me assusta, ainda mais, quando isso acontece no centro do mundo diante dos perplexos olhos de cada um de nós.

O que fica no final de tudo é uma tristeza, raiva,  indignação muito grande ao ver um aparato destes sendo usado não para proteger pessoas, mas para proteger interesses, para proteger capital, em detrimento da vida.

Deixe uma Resposta

