Ainda bem que mudamos

Captura de Tela 2014-02-27 às 21.28.20

Estou de volta… não no melhor dos humores, mas de volta.

Cheguei cansada do trabalho, fui tomar um banho e lembrei: estou menstruada. A menstruação nunca foi um problema para mim que tenho pouco fluxo, não tenho cólicas e o meu período é regular. Ultimamente no entanto, esse ciclo que me acompanha a décadas foi motivo para inovação.

Eu não sou dada a experimentar, e quem me conhece bem sabe disso. Por isso torci o nariz quando começaram a falar do coletor menstrual (eu chamo de copo) lá no escritório. As primeiras adeptas estavam bem empolgadas e eu no pós-parto nem me incomodei em dar ouvidos ao que diziam. Mas eis que em viagem ao exterior fui em busca do tal copinho a pedido de uma amiga e num impulso acabei comprando um para mim mesma. No primeiro mês não usei… não tive coragem.

No segundo mês usei e confesso que o primeiro momento é um pouco intimidante, mas as instruções eram claras e vamos lá… não é ciência espacial. A pior parte foi retirar o tal copinho. É que enquanto o copo está no canal vaginal cria-se um selo de vácuo, e na hora de tirar é preciso romper o selo para não sentir dor causada pela pressão. Aprendi na marra, e lendo melhor o manual.

diva-cup-diagram

Então ao que importa: os coletores menstruais são feitos de silicone e têm um formato de sino invertido. O silicone é flexível e com o calor do seu corpo amolece um pouco mais, por isso se adecua à sua anatomia.

As vantagens

  • Não incomoda nada!
  • Já que o sangue menstrual não entra em contato com o oxigênio, não exala odor algum, a sensação de frescor dura o dia inteiro;
  • Você pode esvaziar depois de um intervalo que varia de 4 a 10 horas (diferentes fabricantes tem diferentes indicações);
  • Não vasa!
  • Você pode usar biquini, roupa branca, shorts, o que quiser sem o inconveniente do absorvente;
  • Você polui muito menos o ambiente já que o copo menstrual é reutilizável. Alguns fabricantes sugerem a troca após um ano de uso, mas não existe evidência de que o silicone tem este tempo de duração;
  • Você pode andar pelada e ninguém vai saber que está menstruada… nunca se sabe quando você vai para aquela praia de nudismo, né irmã?

ATENÇÃO

Não vá tendo ideias: não dá para transar com o copo menstrual colocado, pelo menos não dá para ter penetração.

DESAFIOS

Não experimentei nenhum desconforto, não consigo ver nenhuma desvantagem, mas sei que o uso do copo menstrual toca alguns tabus, especialmente quando muitas mulheres ainda não conhecem bem o seu corpo. Na verdade acho que o uso do copinho ajuda muito a se conhecer melhor: saber por onde sai o xixi, por onde sai a menstruação, quanto sangue você elimina no ciclo menstrual… enfim, se conhecer ainda mais, por dentro e por fora.

Uma amiga minha sofreu muito desconforto, depois de conversarmos, chegamos à conclusão que o ideal é falar com o ginecologista para o caso de qualquer dúvida.

O meu, comprei na Holanda e é da marca Divacup, aliás o site deles é muito bom, cheio de informações preciosas. No Brasil você vai encontrar o Mooncup que algumas amigas recomendaram muito bem e custa R$ 90,00 neste site aqui. Encontrei outras marcas, mas não gostei dos coletores serem coloridos, não recomendo por causa da química que vem junto.

Quando eu era mocinha, rezava para não ficar menstruada no carnaval em Salvador e poder desfilar shorts curtinhos pela avenida… quem diria que uma coroa quarentona teria a solução para os meus problemas juvenis, hein? E que venha o carnaval!

 

2 thoughts on “Ainda bem que mudamos

  1. Adorei!!! Uso coletor menstrual há um ano (acho que tem mais tempo) e estou muito feliz! Não sinto nenhum desconforto e até esqueço que estou menstruada.

    • É Bruna… a gente esquece mesmo. Escrevi o post porque ainda ouço muitas dúvidas. Algumas pessoas não se dão bem com o absorvente interno por exemplo e acham que com o coletor vai ser pior. Não necessariamente. Para pessoas que são alérgicas por exemplo, os produtos branquesdores e a própria fibra do absorvente interno provocam o mal estar, a dor de cabeça e outros sintomas. O silicone utilizado no coletor é um material hipoalérgico, e isso faz toda a diferença!

Deixe uma Resposta

