À Sul America Seguros

A quem interessar possa.

 

Meu nome é Valdeci Souza Rocha. Sou a Sra Valdeci Souza Rocha, e não Sr. É um detalhe, mas um detalhe que mostra o quão pouco sabe-se de mim.

Comecei um processo com a Sul América em dezembro de 2013, estamos em março de 2014. De verdade não acredito que a empresa seja obrigada a me aceitar, mas também de verdade acho que o mínimo decente a se esperar de uma empresa é se colocar de forma clara aos seus clientes.

Nunca recebi uma negativa da minha proposta, até este momento. Não recebi uma negativa da minha proposta quando enviei as cópias de todos os documentos solicitados e não recebi a negativa da minha proposta quando solicitei o desligamento da minha seguradora. Não recebi a negativa da minha proposta quando fiz o pagamento da primeira parcela do plano no dia 06 de Fevereiro de 2014.

A primeira vez que recebi, através do corretor, a noticia de que a minha proposta seria recusada foi quando me recusei a comprar o plano odontológico como forma de garantir o acesso ao plano empresarial. Diante do argumento, injusto, mas poderoso, fiz o pagamento do tal plano, que não apresentava nenhuma vantagem para a minha família, além de ser uma prática ilegal.

A segunda vez que recebi a noticia de que a proposta seria sim recusada e o dinheiro devolvido foi quando a reclamação que abri na ouvidoria foi notada. Mais uma vez, quem me deu esta noticia foi o corretor de seguros. Liguei imediatamente para a ouvidoria para cancelar a reclamação. Quem me atendeu me tranquilizou: esta ameaça não faz sentido algum.

Acredito no trabalho das ouvidorias, mas perdoem se neste momento estou totalmente descrente da seriedade deste processo. Porque leio esta mensagem e não vejo qualquer menção aos fatos que mencionei antes.

Vejo que de forma muito hábil o texto está escrito sem dar qualquer detalhe.

Me encontro agora assim, depois de 6 anos de plano de saúde eu e a minha família, sem ter deixado de pagar por um dia se quer as nossas obrigações, estamos sem uma seguradora.

E mais: perdemos as nossas carências. Foram 6 anos com a UNIMED e um mês para tudo o que construirmos ser destruído pela SUL América Seguros.

Não sou o número 6621075. Sou uma pessoa. Uma mulher. Uma mãe. Sou responsável por uma família. Não sou brilhante, é certo. Mas não sou burra, tampouco irresponsável. Não teria saído de um plano de saúde para outro que recusou a minha proposta.

Não teria aceitado uma proposta cuja condição fosse a adesão do Sr. Agenor Mafra Neto ao plano, simplesmente porque ele não vive no Brasil. Não tem nenhum plano de saúde neste país e não terá jamais.

6 anos das nossas vidas.

E hoje se um acidente acontecer com uma das minhas filhas, elas estarão descobertas.

Então Srs e Sras ouvidores da Sul América, me perdoem por me sentir ridícula por confiar por um instante que seja na idoneidade do seu processo, que não se digna minimamente a apontar alguma solução.

Me perdoem a franqueza mas este atendimento não foi na minha opinião mais do que um embuste.

Se posso pedir alguma coisa: no futuro, certifiquem-se de enviar negativas de propostas diretamente ao cliente. Acho que o procedimento de informar o corretor não é suficiente para garantir a transparência do processo.

 

Sra. Valdeci Rocha

Em 06.03.2014 17:52, Ouvidoria escreveu:

Rio de Janeiro, 06 de março de 2014

Prezado Sr.

Valdeci Rocha

Ref.: Reclamação Ouvidoria 6621075

Em resposta a reclamação encaminhada a esta Ouvidoria e registrada sob o

número supracitado, informamos que a proposta em questão não poderá ser

implantada na SulAmérica por estar fora das regras de comercialização da

Cia., já que a contratação do Seguro Saúde PME é para 100% do grupo

segurável, o que neste caso implicaria na adesão do outro sócio (Sr. Agenor

Mafra Neto), o que não ocorreu, sendo a proposta atual apenas para um dos

sócios (Sr. Leandro Ernesto Jost Mafra), desta forma, a proposta foi

recusada e está sendo providenciada a devolução de todos o valores pagos

relacionados a esta proposta.

Isso posto, para a adesão da empresa ao seguro saúde, será  necessário a

confecção de nova proposta de acordo com as regras de comercialização

vigente.

Quanto ao corretor de seguros, esclarecemos que este age como representante

dos  segurados  perante  a seguradora de forma independente, por isso que o

segurado  é  como  que  comitente  do  corretor,  porque, encarrega a este,

mediante  o  pagamento  de  uma comissão, para cuidar de seus interesses na

proposição, aceitação de seguros e liquidação de sinistros.

Neste  sentido,  esclarecemos  que o corretor de seguros, inclusive, possui

responsabilidade  civil  própria  e,  portanto,  independente da Seguradora

conforme  se  pode  observar no artigo abaixo destacado oriundos do Decreto

Lei 73/66.

Art. 127: Caberá responsabilidade profissional, perante a SUSEP ao corretor
de deixar de cumprir as leis regulamentos e resoluções em vigor, ou que der
causa  dolosa  ou  culposa  e  prejuízos  às  sociedades seguradoras ou aos
segurados.

Ainda  sobre  o   corretor  de  seguros,  temos a esclarecer que conforme o

artigo  723  do  Novo  Código  Civil,  abaixo  transcrito, cabe ao Corretor

prestar  ao  cliente todos os esclarecimentos que estiverem ao seu alcance,

acerca  da  segurança  ou  risco do negócio, das alterações de valores e do

mais que possa influir nos resultados da incumbência .

Novo Código civil

Art. 723. O corretor é obrigado a executar a mediação com a diligência e

prudência que o negócio requer, prestando ao cliente, espontaneamente,

todas as informações sobre o andamento dos negócios; deve, ainda, sob pena

de responder por perdas e danos, prestar ao cliente todos os

esclarecimentos que estiverem ao seu alcance, acerca da segurança ou risco

do negócio, das alterações de valores e do mais que possa influir nos

resultados da incumbência.

Eram estes, portanto, os esclarecimentos que, respeitosamente, se queria

prestar. A SulAmérica coloca-se à inteira disposição para prestar outros

que entenda necessários.

Cordialmente,

Ouvidoria   da   Sul   América   Seguros,   Previdência,   Investimentos  e

Capitalização

 

Deixe uma Resposta

