Speculaas, ou quase

*originalmente publicado em Cocinar & Disfrutar, blog de amigos sobre algo que amamos: comida!

DSC_0320
Sempre quis fazer umas arvorezinhas de biscoitos de natal… ainda não foi desta vez que deu certo o formato, mas a receita funciona, os biscoitos são deliciosos e o cheirinho, hum… o cheirinho transforma a casa em lar!
Ingredientes:
1 Kg de farinha de trigo
400 gr de açúcar mascavo
400 gr de manteiga
4 ovos
* Acrescentei 1 colher de chá de speculaas – uma mistura de especiarias típica da Holanda – mas você pode fazer a sua própria mistura juntando gengibre, cardamomo, canela e o que mais você gostar!
Modo de preparar:
Bata o açúcar e a manteiga e acrescente os ovos um a um até obter um creme liso e fofo. Você pode usar a batedeira ou um fouet para essa etapa.
Coloque a farinha em uma superfície, abra um espaço no centro, como se estivesse criando um vulcão, e ali no meinho, coloque a mistura da manteiga,ovos e açúcar, aos pouquinhos. Vá misturando com as mãos até que toda a farinha tenha absorvido toda a parte líquida e a massa tenha uma aparência homogênea e tenha liga. Depois disso eu costumo deixar a massa na geladeira por pelo menos meia hora para facilitar a próxima etapa.
Separe a massa em umas 5 porções – isso foi uma dica da minha querida Emi Tanaka – isso vai facilitar o trabalho. Utilizando um rolo, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e deixe com cerca de 1/2 centímetro de espessura. Depois corte os biscoitos com o objeto da sua preferência: um cortador de biscoitos, um copo, o que tiver à mão. Na hora de transferir os biscoitos para uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga, utilize uma espátula ou uma faca larga para te ajudar.
O forno deve estar pre-aquecido e os biscoitos são assados em fogo baixo por cerca de 8 minutos.
Fiz a metade da receita e rendeu uns 50 biscoitos.
 
A receita original quem me deu foi a Ariane Mattes.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s