Uma escola e um sonho

Tenho duas filhas. E o fato de ter me tornado mãe mudou a minha vida para sempre.

Estou completamente consciente do quão piegas é esta frase. O quanto foi repetida e está desgastada. Mas ao mesmo tempo não vejo outra forma de colocar. Tenho aprendido muito sobre a vida e as relações humanas desde que me tornei mãe. Eu não sou uma daquelas pessoas que sempre tiveram o instinto maternal aflorado ou jeito com criança. Acredite, estou aprendendo.

Nesta jornada de aprender fazendo, há três anos me apaixonei pela Pedagogia Waldorf, uma paixão que cresceu imensamente desde que a minha filha mais velha entrou para o fundamental.

A beleza, a suavidade e a leveza são equilibrados com disciplina, responsabilidade e compromisso. Ana Lúcia Gallo é oficialmente a professora da Lia, e extra-oficialmente a professora de toda nossa família. Ela ganhou a minha simpatia e respeito quando me apresentou com muito carinho o fundamental Waldorf, e ganhou minha admiração profunda quando nos recebeu em sua sala de aula para dizer que a Lia passou para o 2o ano fundamental. Ela não fez isso com um boletim cheio de notas, mas com um boletim escrito a mão (SIM, é válido no MEC!) explicando detalhadamente o comportamento da minha filha, suas qualidades e seus desafios, assim como suas conquistas. Para celebrar um poema, único, um presente da Ana para a Lia. Não qualquer poema, mas um que capturava a sua essência. Não pude conter as lágrimas, mas não foi previlégio meu, todos os outros pais e mães estavam na mesma situação.

boletim 1o Fundamental

Para quem me pergunta como ela vai se preparar para a vida se passa o tempo só brincando… bem, eu posso mostrar parte do trabalho feito pela Lia nos cadernos que ela produziu no primeiro ano, e nos projetos que realizou nas aulas de artes manuais. As crianças produziram muito, uma produção lindíssima, que fizeram com determinação e alegria.

colagem de Lia

Como em tudo o mais na vida, existem problemas, existe frustração, existe conflito. E lidamos com eles, e crescemos com eles.

Somos uma escola. Me incluo nela, porque aprendo com ela, e também porque ajudo a construí-la ativamente. Isso faz parte da natureza de uma escola Waldorf, e estou descobrindo que faz parte da minha natureza também.

Tem gente com muito mais habilidade do que eu para falar sobre o tema. Assisti a este vídeo pela primeira vez ha 2 anos, e ele continua me encantando como se o visse pela primeira vez.

Deixe uma Resposta

